Encontrabilidade

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Cada vez mais a busca na web está se tornando o principal meio de adquirir informação. Pode ser a busca de um endereço, uma pesquisa escolar, uma bula de remédio, a busca por um profissional, serviço ou produto, um manual de instruções, entre outras milhares de possibilidades. E é por isso que falaremos a seguir sobre o conceito de Encontrabilidade.

Quantas vezes você recorreu a um mecanismo de busca pra sanar alguma dúvida?

Por exemplo: Como tirar peles do tomate?

Ou: Passo a passo de como pintar as paredes da sala.

Na busca de um serviço: Banho e tosa na zona norte de São Paulo.

E por aí vai. As possibilidades são infinitas.

Pensando no primeiro exemplo, “como tirar as peles do tomate?”, lembramos instintivamente de algumas marcas de molho de tomates. Se pensarmos em buscar por POMAROLA, por exemplo, é claro que encontraremos o link direto da marca, mesmo porque a URL com o nome da marca contribui diretamente para que o resultado apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca.

Agora pense no que há acerca disso. Não basta a marca estar bem posicionada quando citada diretamente, mas é necessário trabalhar o que existe nas demais palavras-chave que podem ser atribuídas nas buscas. Ou seja, como a marca POMAROLA poderia estar nas primeiras posições no caso dessa busca sobre “como tirar as peles do tomate?”. Como ela estaria diretamente relacionada a este resultado?

Um bom exemplo a se pensar é o de que a marca em referência tenha produzido um vídeo mostrando como tirar as peles do tomate de forma fácil e rápida. Feito isso, incorporou esse vídeo à página do produto, fez a divulgação através das redes sociais, mídia televisiva ou impressa, entre outros. A disseminação do vídeo fez com que o cliente encontre a marca POMAROLA como principal referência em retirada de peles do tomate. Bingo!

O conceito de encontrabilidade é exatamente esse, o de trabalhar de forma certeira e contínua as técnicas de Inbound Marketing http://www.n2midia.com.br/voce-sabe-o-que-e-inbound-marketing/ de modo a ser localizável ou navegável. Trabalhar esse conjunto de técnicas é uma tarefa que deve ser desempenhada periodicamente, senão, diariamente! Os resultados não são imediatos. Eles vão dando frutos ao longo do trabalho de Inbound Marketing.

O caso do vídeo foi apenas um exemplo de como é fundamental estar “conectado” com o que o seu cliente busca e na forma como ele busca. É cercá-lo de informações pertinentes. É estar presente nos resultados do que ele procura. É aparecer nos diversos meios de ser encontrado, pois, nesse conceito, o cliente é quem irá encontrá-lo e não o contrário.

Obviamente devemos ter em mente que ao digitar, por exemplo: “como encerar um carro sem deixar arranhões?”, não estará em nada relacionado com as variações de “como tirar as peles do tomate?” ou, “como fazer um molho de tomates encorpado?”, ou ainda “como fazer uma lasanha perfeita?” e fazer com que todas essas opções estejam diretamente relacionadas à marca POMAROLA. Ou seja, garantir a aparição nos resultados com técnicas realmente pertinentes ao segmento. Seja através de um post no blog, de um vídeo no site, de um podcast, de um e-mail marketing, da presença ativa nas redes sociais, entre outros. É prever o que o seu cliente irá buscar e o mais importante é estar lá no momento em que ele realizar a busca! 

A N2 Mídia oferece soluções em Inbound Marketing, fazendo com que a sua empresa ou produto seja facilmente localizável e/ou navegável, tornando assim o seu site mais “amigável” para os mecanismos de buscas. Temos um plano de comunicação que cabe perfeitamente no seu orçamento.

É de suma importância esclarecer que o caso da marca de molhos que citamos acima para exemplificar o conceito de encontrabilidade, é apenas fictício. A N2 Mídia não tem nenhuma relação comercial com a marca mencionada e nem acesso ao plano de comunicação da empresa.

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