Você sabe o que é Inbound Marketing?

Home  /  Business  /  Você sabe o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing e Outbound Marketing, o que é isso?

Para falarmos de um, é importante diferenciar os dois.

De forma bem simplificada, o Inbound Marketing trata de encantar o consumidor, já o Outbound Marketing de “empurrar” para os clientes o seu produto ou serviço.

“Não importa o quanto corremos atrás das borboletas, elas sempre escolhem aqueles jardins mais floridos.
Então, cultive flores no seu jardim, de todas as cores.”  Dominique Louvain

Mas, na prática, como o Inbound Marketing funciona?

Consiste em uma série de técnicas para melhorar o seu negócio, de modo que os clientes irão encontrá-lo. A sua empresa atrai o cliente ao invés de ir buscá-lo.

Pela definição da Wikipédia, o Inbound Marketing (marketing de atração) é a forma de promover a sua empresa, produto ou serviço por meio de: notícias / mídia / relações públicas, ebooks / white papers, infográficos, webinários, boca-a-boca, podcast, perguntas e respostas, links diretos ou referenciados, social bookmarking, fóruns, vídeos online, marketing através de comentários, email, SEO, mídias sociais, blogs e outras formas de marketing de conteúdo.

Ou seja, o Inbound Marketing trabalha a encontrabilidade!   

Dessa forma, a empresa gera conteúdo tão relevante para o cliente naquele momento em que ele busca por um serviço, que acaba encontrando a sua empresa. É oferecer além do que ele procura, com soluções, às vezes até imediatas, para o seu problema, que talvez nem precise continuar buscando.

o-que-e-Inbound-Marketing

O Inbound Marketing passa por 5 fases:

  • Atrair tráfego
  • Converter visitantes em leads
  • Converter leads em vendas
  • Fidelizar e tornar cada vez maior sua margem
  • Analisar para melhorar de forma contínua

Falaremos sobre as aplicações essenciais das principais ferramentas. Trabalhar esses elementos de forma adequada é fundamental para atrair visitantes, que é o primeiro passo para transformá-los em possíveis compradores.

E-mail – Peça fundamental para todo negócio. Além de ser um canal de comunicação eficiente e dinâmico entre a sua empresa e o cliente, ainda pode ser tornar uma ferramenta poderosa no alcance do público alvo quando usado como E-mail Marketing. Respeite sempre as regras de envio.

SEO – Possibilita que você seja encontrado pelo seu cliente, através da otimização nas buscas. Falamos mais a respeito desse processo no post O que é SEO? http://www.n2midia.com.br/o-que-e-seo/

Mídias Sociais – Espalhe a sua mensagem pelas redes sociais e tenha a possibilidade de alcançar muitas pessoas através de compartilhamentos. Lembre-se: aqui o boca-a-boca é fundamental, pois, um comentário positivo sobre a sua empresa pode atrair centenas de outros possíveis compradores. Da mesma forma que um comentário negativo sobre o seu serviço pode fazer com que aquele, que poderia ser o seu cliente em potencial, pense duas vezes antes de recorrer à sua empresa.

Blogs – Ele é o grande responsável por gerar confiança e atrair leitores. Por isso a importância de contar com posts de conteúdo relevante, que o estimulem as pessoas a voltar para ler outros artigos. Aqui você ganha um leitor e, quem sabe, um futuro cliente.

“Conteúdo sem conversão é só publicação grátis.” Chris Goward

E como se dá o efeito funil no Inbound Marketing?

Planejamento – Alcance – Ação – Conversão – Engajamento

  1. Planejamento – Para estar bem posicionado entre as buscas, é necessário que tenha um ótimo conteúdo. Sendo assim, planeje todo o conteúdo do site.
  2. Alcance – Através das mídias sociais conquiste leitores e seguidores, juntamente com um bom mailing para envio de e-mail marketing.
  3. Ação – Ser relevante e ajudar a resolver problemas do usuário com dicas, soluções práticas e sugestões, irá fazer com que conquiste um seguidor, que pode se transformar em uma venda.
  4. Conversão – Uma vez feito o que foi dito acima (em Ação), transforme cliques em vendas, mostrando aos seus clientes que você tem a solução que ele precisa.
  5. Engajamento – Ganhe fãs! Fidelize o cliente. Aqui você ganha um possível parceiro que estará satisfeito com os seus produtos ou serviços, que possivelmente irá comprar novamente, caso precise do serviço, e ainda ganha um divulgador, que poderá indicar a sua empresa para outras pessoas.

A N2 Mídia oferece a solução em Inbound Marketing para a sua empresa, produto ou serviço, planejado de acordo com o seu orçamento.

 

 

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inbound_marketing

http://oglobo.globo.com/blogs/tecnologia/posts/2013/07/15/o-que-inbound-marketing-significado-503566.asp

 

Deixe uma resposta